Viver exige muito de cada um de nós! Para viver bem, ou melhor do que se vive, pode ser necessário Viver de forma ansiosa produz efeitos danosos no organismo. Preste atenção aos sinais de que algo não vai bem. Muitos são os sintomas de que você está vivendo de forma ansiosa no dia a dia, ligado no piloto automático, muitas vezes só se percebe as consequências, e não o processo que leva a sentir: tensão muscular, bruxismo, dores de cabeça, insônia, coração acelerado, dor de estômago, dificuldade para concentrar, etc…
Observe o seu corpo!
Ansiedade é uma resposta normal do organismo diante de situações ameaçadoras. Diante do perigo precisamos fugir ou enfrentar e lutar, existe uma preparação biológica no corpo que nos alerta diante do perigo. Provavelmente os nossos ancestrais que não estavam preparados com esse estado de alerta não sobreviveram aos perigos da vida nas cavernas. A ansiedade no corpo produz: Coração acelerado, respiração ofegante, pupilas dilatadas, tensão muscular, palidez, tremor, sudorese, sensação de náusea, tontura, entre outras. Essas sensações desaparecem quando o evento perigoso termina. O problema é que nosso corpo reage desta forma também a eventos que interpretamos como perigosos, ou potencialmente perigosos, na nossa vida muitas situações podem
ser ameaçadores. Quais os perigos na nossa vida cotidiana? Na “selva de pedras” há diversos eventos ameaçadores: exigências de desempenho e sucesso, contas a pagar, desemprego, ser bem avaliado pelos outros, ser aprovado em situações de avaliação, enfrentar o trânsito, estar no controle, etc…
Algumas pessoas passam a viver constantemente em estado de alerta/ansiedade, e os efeitos são: difculdade para dormir, enxaqueca, dores musculares, difculdades estomacais, falta de atenção, e outras queixas constantes nos consultórios médicos e de Psicologia. Ou seja, o problema da ansiedade existe quando esta passa a produzir mal estar, interferindo no funcionamento do indivíduo na vida cotidiana. Quando a ansiedade está interferindo em atividades cotidianas e reduzindo a qualidade de vida é indicado procurar ajuda psicológica e, em alguns casos após uma avaliação, também psiquiátrica. Se você tem se sentido assim, procure ajuda! Precisamos desenvolver habilidades para lidar com o mundo aversivo, acelerado e estressante!
Não temos como nos livrar totalmente da ansiedade em todos momentos, ela é uma resposta de proteção do nosso organismo e necessária para nossa sobrevivência, mas podemos reduzir demasiadamente de forma a não produzir sofrimento.
O processo psicoterapêutico desenvolverá autoconhecimento e habilidades para enfrentar situações difíceis na vida. Procure tratamento para o que você tem sentido e surpreenda-se com uma nova forma de lidar com os eventos aversivos na vida!
BELO HORIZONTE
Av. Prudente de Morais, 290/Sala 1301
Bairro Cidade Jardim – 30380-002 – Belo Horizonte-MG
Telefone: 31 99123-1916
E-mail: maxleilareis@gmail.com