Qual o seu nível de satisfação com a vida? Se esse nível pudesse fosse ser comparado ao nível de água em um reservatório, como está a reserva de água?
Um importante autor da Psicologia diz: “Quer um bom antídoto para depressão? Cultive vários tipos de reforçadores positivos na vida!” Como uma terapeuta comportamental é difícil não usar alguns termos técnicos, mas vou te explicar e tenho certeza que você vai entender. Reforçador positivo é o nome que se dá para aquela consequência de sua ação que acrescentou algo importante para você, esse efeito faz você continuar agindo ou te leva a fazer o mesmo quando quer produzir esse mesmo efeito importante. Essas consequências são consideradas prazerosas (reforçadoras positivas) e para existirem precisam que você aja, ou seja, elas dependem de uma ação anterior para que aconteça. Juntamente com esse efeito importante para você, há sentimentos muito agradáveis, prazerosos e uma vontade de continuar agindo. Entendeu? Reforço postivo, é tudo que você faz, quer continuar fazendo e gosta de fazer! Poeticamente, é o que dá cor, leveza e que faz a vida pulsar! É aquele “oba! Uhhuu!” que sentimos.
Pessoas que se sentem deprimidas costumam dizer que a vida está sem sentido, sem cor e, muitas vezes pensam em morrer. Ou seja, reforçadores positivos são escassos… falta o que faz pulsar!
E o que esse termo técnico tem a ver com uma vida com maior satisfação? Tudo. Uma vida feliz é aquela na qual com maior frequência você se engaja em atividades que lhe são importantes, que te produzem prazer ou satisfação. Você pode estar pensando: “e isso é possível em meio a tantas demandas que temos na vida, tantas exigências e obrigações?”
Sim, é possível! Quanto mais você aprender a ampliar a quantidade de atividades que estão relacionadas ao que é importante para você, mais do que atividades que você faz porque tem que fazer, por obrigação… melhor você sentirá em relação a interação com a sua vida.
Mas sabe, há aqueles que não sabem identificar o que lhes faz bem, o que traz felicidade. Nesse momento, é interessante a ajuda de um psicoterapeuta para ensinar a observar, conhecer o que faz bem e começar a fazer mudanças necessárias.
Já ia me esquecendo. Não atribua a felicidade, a satisfação, a apenas uma fonte.
Quanto mais fontes de satisfação você descobrir e cultivar, melhor será! É como se passasse a ter várias “torneiras” enchendo o seu reservatório de água. Nesse caso, se uma torneira parar de sair água, quebrar, desaparecer… tem-se outras que manterão seu reservatório num nível interessante. E a reserva de água não seca totalmente.
E então, quais são as suas torneiras? Você sabe?
BELO HORIZONTE
Av. Prudente de Morais, 290/Sala 1301
Bairro Cidade Jardim – 30380-002 – Belo Horizonte-MG
Telefone: 31 99123-1916
E-mail: maxleilareis@gmail.com